O que é a gonartose?
A osteoartrose do joelho (gonartrose) é uma doença degenerativa da articulação do joelho, lenta, progressiva e não essencialmente inflamatória. O desgaste das articulações ocorre quando a cartilagem que actua como amortecedor entre os ossos se rompe, provocando dor nas estruturas articulares. A dor é normalmente sentida quando se dobra o joelho, quando se sobe escadas e também após longos períodos sentado ou deitado. A dor matinal é uma queixa comum nas fases iniciais da osteoartrose da articulação do joelho, que fica rígida. Normalmente, a dor desaparece depois de a articulação ter aquecido. Uma articulação desgastada pode facilmente inflamar-se. A osteoartrose, que inicialmente não o era, torna-se assim uma osteoartrose activada com fases inflamatórias. O objetivo é manter as fases inflamatórias tão breves quanto possível através da utilização de medicamentos.
Tipos de osteoartrose do joelho
A articulação do joelho é formada por três ossos:
- o fémur
- a rótula
- a tíbia
O desgaste das articulações ocorre sempre entre as superfícies ósseas em contacto, cada uma delas coberta por uma camada lisa de cartilagem. A articulação entre o fémur e a tíbia é constituída por duas secções articulares: a parte interna (medial) e a parte externa (lateral). É por esta razão que os médicos falam de diferentes compartimentos no joelho.
- Osteoartrose medial do joelho: Se a parte interior da articulação do joelho for afetada pelo desgaste, trata-se de osteoartrose medial.
- Osteoartrose lateral do joelho: Se a osteoartrose do joelho estiver localizada na zona exterior do joelho, trata-se de uma osteoartrose lateral.
A osteoartrose é a doença articular mais comum nos adultos em todo o mundo. A idade é um forte fator de risco no desenvolvimento da osteoartrite. Mais de metade das mulheres e um terço dos homens com 60 anos são afectados - e estes números estão a aumentar¹.
Causas da gonartrose
Muitas vezes não existe uma causa clara ou concreta para a artrose da articulação do joelho: na maioria dos casos, trata-se de uma "osteoartrose primária" - causada pela degradação da cartilagem relacionada com a idade. Para além disso, os desalinhamentos congénitos (joelhos com desvio de varo ou valgo) e certas doenças ou lesões podem provocar o desgaste da articulação. Estas situações são designadas por "osteoartrose secundária".
Sintomas e sinais de osteoartrose do joelho
Os sinais típicos de osteoartrose na articulação do joelho são:
- Dor no joelho ao subir escadas e ao caminhar em terrenos irregulares.
- A dor é particularmente forte quando se começa a mexer depois de longos períodos de repouso e depois diminui lentamente, voltando a aparecer depois de períodos prolongados de stress.
- Os sintomas aumentam após o transporte de cargas pesadas.
- No decurso do processo, pode ocorrer um inchaço visível.
- Nas fases avançadas podem ouvir-se ruídos de trituração e crepitação ao mover o joelho.
- A articulação é particularmente sensível em condições de humidade e de frio.
Quanto mais avançada for a osteoartrose, mais pronunciados são os sintomas: A dor torna-se mais frequente e ocorre muitas vezes mesmo em repouso. A mobilidade do joelho continua a diminuir¹.
Fases da osteoartrose: graus de desgaste das articulações
Existem quatro graus de gravidade para a osteoartrose, consoante o grau de desgaste da articulação do joelho:
-
Gonartrose Grau 0
Cartilagem saudável
-
Osteoartrose de Grau I
A camada de cartilagem do joelho não está danificada, mas está macia. A pessoa ainda não apresenta sintomas e a função da articulação ainda não está afetada.
-
Osteoartrose de Grau II
Podem já ter ocorrido os primeiros danos e a superfície da cartilagem fica rugosa, devido a um desgaste inicial/ligeiro. Normalmente, nas fases iniciais da osteoartrose do joelho, não se verificam quaisquer sintomas ou perturbações funcionais da articulação do joelho.
-
Artrose de Grau III
As superfícies da cartilagem estão danificadas. Formam-se as primeiras fissuras. A pessoa sofre de dores nas articulações devido ao desgaste da camada de cartilagem.
-
Artrose de Grau IV
Perda total da cartilagem: as superfícies ósseas agora expostas roçam umas nas outras. Esta situação é conhecida pelos especialistas como condromalácia de grau 4. A abrasão na articulação do joelho provoca rigidez e inflamação dolorosa, inchaço e derrame articular.
Factores de risco para a gonartrose
Acidentes no desporto e nos tempos livres
As lesões do joelho, nomeadamente dos meniscos e dos ligamentos, podem fazer com que o desgaste natural comece mais cedo ou acelerar o processo de degeneração. A rutura do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das lesões mais comuns do joelho. Uma consequência desta lesão é frequentemente a instabilidade da articulação do joelho, que a longo prazo pode levar a um maior desgaste da cartilagem (degeneração da cartilagem) - e, por conseguinte, ao desenvolvimento de osteoartrose.²
Sedentarismo
O exercício físico é essencial para a nutrição da cartilagem: uma vez que as camadas da cartilagem não são irrigadas por sangue, os produtos metabólicos e os nutrientes só podem ser absorvidos através do movimento.
Predisposição genética
As pessoas com pernas arqueadas ou joelhos com desvio para dentro, discrepâncias no comprimento das pernas e fraqueza da cartilagem podem ser mais propensas à osteoartrose.
Excesso de peso
O excesso de peso é um dos factores de risco mais importantes para o desenvolvimento da gonartrose. Normalmente, acelera o processo de degeneração.
Sobrecarga no trabalho
Os sinais de desgaste podem ser mais pronunciados em profissões altamente físicas, como no caso de trabalhadores da construção civil.
Sobrecarga durante o exercício físico
Os atletas de competição estão sujeitos a elevados níveis de pressão, o que aumenta significativamente o desgaste da cartilagem.
Perturbações do metabolismo
As alterações do metabolismo da cartilagem também pioram o fornecimento de nutrientes à cartilagem.
Como posso prevenir a osteoartrose?
Anos de excesso de peso podem danificar as articulações, aumentando significativamente o risco de desenvolver osteoartrose. Isto deve-se ao fato de as articulações do joelho terem de suportar grandes cargas, desgastando-se mais rapidamente. O excesso de peso começa com um IMC (índice de massa corporal) de 25. Um IMC superior a 30 é quando uma pessoa é classificada como tendo excesso de peso ou obesidade grave. As pessoas com osteoartrose são, por isso, frequentemente aconselhadas a perder peso.
Autocuidado - como melhorar a sua qualidade de vida
Com o autocuidado, os pacientes com osteoartrose podem fazer muito para reduzir a dor e melhorar os resultados do tratamento: ser ativo na luta contra a doença. Por exemplo, fazer uma dieta saudável, perder peso de forma sustentável e praticar atividade física regularmente.
Nutrição para a osteoartrose
A alimentação desempenha um papel importante no desenvolvimento da artrose. As alterações nutricionais não podem curar a artrose, mas podem ter efeitos benéficos. É por isso que a ciência se concentra na relação entre a artrose e a nutrição.
Preste atenção à sua alimentação e ao seu peso: estudo sobre peso e osteoartrose
Um estudo australiano examinou a relação entre o excesso de peso e o desenvolvimento de osteoartrose do joelho. Os doentes com peso saudável só desenvolveram osteoartrose numa idade mais avançada. Os doentes jovens e saudáveis, mas com excesso de peso, registaram uma diminuição da cartilagem numa idade mais jovem¹.
Desporto e exercício na gonartrose
O que é que realmente ajuda? O exercício físico ajuda ou é melhor descansar? Uma coisa é certa: o desporto e o exercício são preciosos tanto para quem já tem gonartrose como para quem procura preveni-la! Quando sentem dor, as pessoas preferem muitas vezes descansar e tentar mexer o joelho o menos possível. Esta é precisamente a atitude que não devem tomar. A falta de exercício é um dos principais factores de risco da artrose.
O treino direcionado das articulações afetadas fortalece os músculos e melhora a coordenação. O movimento produz mais líquido sinovial, o que leva a uma menor abrasão.
Que desportos são adequados para as pessoas com osteoartrose?
Desportos benéficos com movimentos suaves
- Natação
- Hidroginástica
- Ciclismo
- Golf
- Esqui de fundo
- Caminhada
Desportos inadequados
- Futebol
- Esqui alpino
- Ténis
- Voleibol
Encontre a atividade desportiva que mais lhe agrada. Evite tensões relacionadas com o desporto. Se não tiver a certeza de poder praticar um determinado desporto, peça conselho ao seu médico.
Medidas terapêuticas - o que ajuda na gonartrose?
Embora a osteoartrose não tenha cura, existem várias opções de tratamento que podem aliviar a dor e facilitar a vida quotidiana.
Tratamento conservador
Tratamento não farmacológico
- Dispositivos ortopédicos (tais como palmilhas, suportes, ortóteses)
- Fisioterapia
- Terapia ocupacional
- Naturopatia (por exemplo, acupunctura, hidroginástica)
Tratamento farmacológico
- Medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios)
Seis exercícios para fazer em casa
Os exercícios que podem ser efectuados sem dor podem contrariar a progressão da osteartrose. Os exemplos aqui enumerados não são apenas benéficos para o joelho, mas apoiam todo o sistema músculo-esquelético e mantêm-no em forma.
Extensão das pernas com banda de resistência
Extensão das pernas
Alongamento dos músculos posteriores da coxa
Alongamento dinâmico do músculo da barriga da perna
Estender a planta do pé
Meio agachamento
Medidas cirúrgicas
Preservação das articulações
Artroscopia
Um tratamento pouco utilizado para a osteoartrose do joelho é a artroscopia, na qual uma pequena câmara (endoscópio) é inserida na articulação do joelho para obter uma imagem clara do interior da articulação e decidir sobre as medidas terapêuticas adequadas.
Osteotomia
Na osteotomia é removida ou inserida uma cunha de osso para corrigir desalinhamentos ou lesões num dos lados da articulação do joelho. Ao corrigir o eixo da perna, a cartilagem afetada é aliviada, evitando assim um maior desgaste.
Substituição de articulações
Substituição parcial da articulação
Se apenas um lado da articulação do joelho for afetado pela osteoartrose, existe a possibilidade de cirurgia. Numa cirurgia de substituição parcial da articulação, apenas o lado destruído ou afetado da articulação do joelho é substituído por componentes metálicos ou plásticos. Esta operação é também conhecida como substituição unicompartimental da articulação do joelho. O lado saudável é preservado.
Substituição completa da articulação (prótese total do joelho)
Esta operação só é considerada se ambos os lados da superfície do joelho tiverem sido significativamente destruídos e se o doente tiver tantas dores que outros tratamentos não sejam eficazes. Durante a operação, a superfície destruída da articulação do joelho é substituída por componentes metálicos e plásticos. Estes são moldados para melhor corresponderem à anatomia da articulação do joelho.
Products by medi
As ortóteses de descarga podem ser uma alternativa eficaz às operações de substituição das articulações e aos analgésicos.
Com as três novas joelheiras, medi Soft OA, medi Soft OA light e M.4s OA comfort, a medi oferece soluções para todas as fases da osteoartrose.
Ortóteses individuais OA
Fontes
1 Arthrose. Gesundheitsberichterstattung des Bundes; Heft 54. Herausgeber: Robert Koch-Institut, Berlin 2013. Published online at: www.rki.de/DE/Content/Gesundheitsmonitoring/Gesundheitsberichterstattung/GBEDownloadsT/arthrose.pdf (Last accessed: 27.02.2018).
2 Fuchs J. et al. Prävalenz ausgewählter muskuloskelettaler Erkrankungen. Ergebnisse der Studie zur Gesundheit Erwachsener in Deutschland (DEGS1). 2013;56(5-6):678–686.