O que são as veias e como funcionam?
As veias são vasos sanguineos através dos quais o sangue, pobre em oxigénio e nutrientes, é conduzido desde os nossos orgãos até ao coração. A maior parte do sangue venoso circula nas veias profundas. As válvulas venosas, estruturas anatómicas que se encontram no interior das veias, permitem que o sangue circule numa só direção, superando uma diferença de altura de cerca de um metro que separa os nossos tornozelos do nosso coração.
A diferença entre veias e artérias
As artérias são responsáveis pelo transporte de sangue rico em oxigénio e nutrientes, desde o coração até todas as celulas do nosso corpo. Por sua vez, as veias são responsáveis pelo transporte de sangue pobre em oxigénio e nutrientes de volta ao coração. A pressão no interior das veias é significativamente mais baixa do que nas artérias.
Estrutura do sistema venoso: Como o sangue retorna ao coração
Uma extensa rede de veias de pequeno calibre, as venulas e capilares, recolhem o sangue pobre em oxigénio e nutrientes de todas as celulas do corpo e transportam o sangue de volta para o coração. Cerca de 7.000 litros de sangue circulam diariamente através do nosso sistema venoso.
O sistema venoso faz parte do sistema circulatório e pode ser dividido em sistema venoso superficial e sistema venoso profundo. Ambos estão ligados pelas veias perfurantes.
- As veias superficiais são veias subcutaneas, facilmente visiveis através da pele. Normalmente as veias varicosas são veias superficiais que se tornaram insuficientes.
- As veias profundas encontram-se entre os músculos. As veias profundas também se podem tornar insuficientes, sendo a veia poplítea um bom exemplo.
Circulação sanguínea
Retorno venoso – o mecanismo do corpo para devolver o sangue ao coração
O retorno venoso é um processo passivo que depende da interação de diversos fatores. Basta um destes ser alterado para comprometer todo o fluxo venoso:
- Coração e respiração: As diferentes relações de pressão nas duas metades do coração, bem como os processos de inalação e expiração, criam um efeito de sucção que promove o fluxo sanguíneo para o coração.
- Válvulas venosas: Funcionam como válvulas de retenção que permitem que o sangue flua apenas no sentido do coração: elas são cruciais para que o sangue supere a gravidade e seja transportado das zonas mais distais do corpo, como as pernas, até o coração.
- Bomba muscular da perna: Quando os músculos do pé e da perna estão a trabalhar, por exemplo, ao correr, a bomba muscular está ativa e estimula o fluxo de retorno venoso. É daí que vem o termo "bomba muscular".
- Parede das veias: A parede das veias mantem o sangue dentro do espaço vascular. Tem uma elevada elasticidade de forma a acomodar o elevado volume de sangue venoso que se encontra em circulação.
As válvulas venosas: Válvulas de retenção
Por meio das válvulas venosas, o sangue circula apenas numa direção: de volta ao coração.
Lesões, inflamações ou fatores de risco como a idade, o género e outros, podem comprometer a função das válvulas venosas. Uma vez comprometida a função das válvulas venosas, estas tornam-se incompentes, não conseguindo transportar o sangue eficazmente das extremidades até ao coração. Desta forma, o sangue acumula-se nos pontos mais distais do corpo, como as pernas, aumentando a tensão sobre a parede das veias (hipertensão venosa) e provocando alteração da parede vascular e dos tecidos adjacentes.
Não é possivel restaurar a função das válvulas venosas pelo que, uma vez comprometida, apenas é possivel dar suporte à sua função através do uso de dispositivos de compressão.
A bomba muscular da perna: A importância do exercício
O sistema venoso profundo está intimamente ligado à atividade muscular. O movimento de contração e relaxamento muscular é um auxiliar essencial à árdua tarefa do nosso sistema venoso - transportar o sangue venoso desde o tornozelo até ao coração. Os exercícios que permitem ativar a bomba muscular são por isso essenciais ao transporte do sangue venoso.
Válvulas venosas
O desporto e o exercício apoiam a função dos músculos e garantem um retorno venoso eficaz. Exemplos:
- Corrida
- Caminhada
- Subir escadas
- Ciclismo
- Natação
- Caminhada nórdica
Quando as válvulas se tornam insuficientes e as veias dilatam, a compressão pode ajudar!
Estima-se que apenas cerca de 40% da população tenha pernas saudáveis, o que significa que cerca de 60% da população sofre de insuficiência venosa. Os principais sinais e sintomas de insuficiência venosa são:
- Cãibras musculares
- Sensação de pernas cansadas e/ou pesadas
- Edema
- Dormência
- Prurido
- Telangiecstasias
- Veias varicosas
Meias de compressão médica medi
As meias de compressão médica da medi são uma opção ideal para a terapia venosa.
Conselheiro de meias
Quais são as meias de compressão mais adequadas para o tratamento da sua insuficiência venosa?
Dica sobre o produto
A peça de vestuário compressiva ideal
Diagnóstico e tratamento
Várias formas de doença venosa