O que é a tendinite?
Bainhas dos tendões - são tubos de tecido conjuntivo cheios de um líquido lubrificante que envolvem os tendões como um túnel. Os próprios tendões estão cobertos por uma camada de membrana, o epitendíneo. Se esta se inflamar ou se alterar devido a um esforço excessivo persistente, desenvolve-se uma dor de arrastamento ao longo do tendão. A causa é principalmente o esforço excessivo do tendão, mas uma doença inflamatória da articulação também pode causar os sintomas.
Os tendões do pulso são os mais frequentemente afectados. No entanto, os sintomas podem ocorrer em todos os outros tendões, se estes passarem por uma bainha tendinosa. Regra geral, a inflamação da bainha do tendão não é causada por uma infeção, mas resulta de um esforço excessivo repetitivo.
Como é que a inflamação começa?
As bainhas dos tendões impedem que o tendão se desgaste indevidamente ou que seja exposto a fricção excessiva. O interior da bainha é revestido por líquido sinovial. Isto permite que o tendão deslize de um lado para o outro.
Se este engenhoso sistema de proteção for sobrecarregado - por exemplo, por sobrecarga no desporto ou trabalho monótono no computador - a bainha do tendão fica inflamada. A zona afetada dói, incha e fica frequentemente vermelha.
Sinais e sintomas
O principal sintoma é uma dor intensa e recorrente. No início, os sintomas ocorrem sobretudo quando a articulação é movimentada, mas mais tarde também dói em repouso. Se a articulação correspondente não estiver em repouso suficiente ou se for mesmo imobilizada, os sintomas agravam-se. A pressão sobre o local afetado é dolorosa. Também se pode ouvir um ruído de rangido quando se mexe a articulação.
Prevenção
É preferível evitar as sequências repetitivas de movimentos e instalar um posto de trabalho ergonómico no computador. Se não for possível fazer nenhuma destas coisas no trabalho, faça pausas regulares
Como é que a tenossinovite pode ser tratada?
Qualquer pessoa que sofra de tenossinovite tem tendência para manter a mão e o braço automaticamente imóveis. E é exatamente isso que os médicos também recomendam que os seus doentes façam.
A tenossinovite aguda dura geralmente alguns dias. Por vezes, torna-se crónica e só desaparece ao fim de semanas ou meses.
Arrefecimento e analgésicos
Se o local afetado também estiver inchado e vermelho, as compressas frias podem aliviar os sintomas. Os analgésicos que aliviam simultaneamente a inflamação ajudam em caso de dor intensa.
Suportes e ortóteses
Para além das compressas frias e dos analgésicos, os suportes ou as ortóteses para o punho podem ajudar a imobilizar a articulação.
Cuidados posteriores
Uma vez tratada a inflamação, pode voltar a movimentar normalmente o punho. Para evitar que volte a acontecer, recomendamos um tratamento de acompanhamento sob a supervisão de um fisioterapeuta.
Suportes e ortóteses medi
Os produtos da medi podem ajudar no tratamento da tenossinovite.
Clique aqui para obter mais informações: