Tendão de Aquiles

Um ponto fraco infame para os corredores

Tendão de Aquiles

Anatomia e importância do tendão de Aquiles

O tendão de Aquiles é o tendão mais espesso e mais forte do corpo humano. É a extensão tendinosa do músculo tricípite da barriga da perna (constituído pelo sóleo e pelo gastrocnémio, com duas cabeças). Insere-se no calcâneo.

Função do tendão de Aquiles

A principal função do tendão de Aquiles é a transmissão de força dos músculos da barriga da perna para o calcanhar e o pé. Isto torna possível a flexão do pé (flexão plantar), ou seja: o antepé é puxado com força para baixo. Este movimento é crucial para a saída do pé ao caminhar e correr. O tendão de Aquiles também está envolvido na supinação (torção para o exterior) do pé.

O tendão de Aquiles tem de suportar forças muito elevadas, especialmente ao saltar e aterrar. Por exemplo, uma força igual a oito vezes o peso do próprio corpo actua sobre o tendão de Aquiles quando se corre.1

O tendão do calcanhar é um ponto fraco infame, sobretudo nos corredores. Muitos atletas conhecem a síndrome da dor no tendão de Aquiles.

A propósito: Aquiles era um herói da mitologia grega antiga. Era considerado invulnerável, mas tinha um ponto fraco: o seu calcanhar. Aquiles foi atingido por uma flecha durante a Guerra de Troia, razão pela qual perdeu a vida. Esta lenda é a razão pela qual o calcanhar de Aquiles se tornou sinónimo de um ponto vulnerável e deu o seu nome ao tendão de Aquiles humano.

Fontes

Klein, C.: Orthopädie für Patienten [Orthopaedics for Patients]. Publisher: Michels-Klein, Remagen 2014.