O que é a trombose?
O termo "trombose" vem do grego, thrómbosis, que significa coagulação. Na trombose um coágulo (trombo) fixa-se nas paredes das veias podendo bloquear parcial ou totalmente o fluxo sanguíneo, por exemplo nas veias profundas do membro inferior. Consulte o médico imediatamente caso verifique algum destes sintomas: dor, edema/inchaço e rigidez nas pernas, bem como uma coloração da pele vermelho-azulada. Todos possíveis sinais de trombose venosa profunda.
Trombose venosa - fatores de risco e tratamento
Normalmente o risco de desenvolver uma trombose venosa aumenta, por exemplo, com a idade, em fumadores, pessoas com excesso de peso ou sem mobilidade, mas também após cirurgias, na gravidez e no puerpério. Se tiver algum sintoma, contate o seu médico imediatamente. A trombose venosa profunda requer observação médica. Mas como pode reconhecer a trombose venosa e quais as medidas terapêuticas relevantes?
O que fazer em caso de trombose venosa?Previna-se: fatores de risco para a trombose
Meias de compressão médica
Conforme os fatores de risco e as necessidades individuais do paciente (ou da pessoa com veias saudáveis), a medi tem disponíveis várias opções para a prevenção da trombose e para o tratamento subsequente com meias de compressão: para viajar, em ambiente hospitalar, para doentes com insuficiência venosa e para mulheres grávidas. Saiba mais aqui.
Meias de compressão médicaFontes
1 40 000 mortes por embolia pulmonar por ano: a BVMed chama a atenção para a importância da prevenção mecânica da trombose. Publicado online: https://www.bvmed.de.