Algodão orgânico – para um futuro mais sustentável

O algodão orgânico tem propriedades e benefícios acrescidos quando comparado com o algodão convencional. A medi utiliza essas vantagens na produção das meias de compressão.  Leia as informações mais importantes sobre o algodão orgânico. 

Algodão orgânico – para um futuro mais sustentável

Que produtos medi utilizam o algodão orgânico?

As meias de compressão médica mediven cotton* são fabricadas com agodão orgânico. A saúde dos utilizadores está no centro das nossas preocupações - assim como a proteção do ambiente. Por esse motivo  a medi utiliza o algodão orgânico e trabalha em conjunto com fornecedores cujos produtos são certificados pela organização internacional  Global Organic Textile Standard (GOTS). Na mediven cotton*, além do algodão orgânico, utilizamos poliamida reciclada - igualmente certificada de acordo com elevados critérios pela Global Recycled Standard (GRS).** 

O que é o algodão orgânico?

O algodão orgânico é produzido em conformidade com as normas para o cultivo orgânico. Durante o processo de produção não podem ser utilizadas sementes geneticamente modificadas nem pesticidas ou fertilizantes químicos. 

O algodão convencional é produzido sobretudo a partir de sementes geneticamente modificadas em monoculturas que requerem um consumo de água excessivo. Devido às elevadas infestações de pragas, são utilizados pesticidas nocivos para aumentar o rendimento da culturas.  

Quais as propriedades que o algodão orgânico confere às mediven cotton*?

O algodão orgânico tem um efeito termorregulador. A medi transferiu esse efeito para as suas meias de compressão. O fio de elastano que confere o efeito de compressão é duplamente revestido com fio de algodão orgânico*, que desta forma o cobre quase na totalidade. Através deste duplo fio de algodão e da tecnologia especial de fabrico, o algodão orgânico reveste todo o interior da meia - diretamente sobre a pele. É por este motivo que a mediven cotton* também é adequada a pele sensível ou com alergia.

Qual é a diferença entre o algodão orgânico e o algodão convencional?

Em comparação com o algodão convencional, o algodão orgânico com certificação GOTS oferece vantagens quer ao ambiente, quer ao ser humano - desde o cultivo à produção têxtil:  

Critérios que definem o produto como orgânico segundo o manual  GOTS***. 

  • Não utilizar sementes geneticamente modificadas.   
  • A ausência de pesticidas nocivos protege o ser humano e o ambiente. 
  • Os produtores são obrigados a manter a rotação das culturas - isto garante a fonte de rendimento, permite a biodiversidade e uma produção alimentar variada.
  • Não utilizar toxinas que poluem as águas. Também o consumo de água é extremamente reduzido pois a capacidade de retenção de água no solo é melhorada. 
Qual é a diferença entre o algodão orgânico e o algodão convencional?

Normas sociais

  • O emprego é voluntário (inexistência de trabalho forçado, escravatura ou tráfico humano). 
  • Os trabalhadores têm liberdade de associação e direito à negociação coletiva.
  • Inexistência de trabalho infantil.
  • Inexistência de discriminação.  
  • Os trabalhadores são empregados com condições de segurança e higiene no trabalho.
  • Proibição de tratamento desumano (incluindo bullying, violência, assédio).
  • Remuneração justa e suficiente para satisfazer as necessidades básicas, com alguns fundos adicionais.
  • As horas de trabalho não podem ultrapassar as 48 por semana, os trabalhadores têm de ter pelo menos um dia de descanso por semana e o trabalho extraordinário não pode ultrapassar as 12 horas por semana. 
  • Inexistência de trabalho precário - as obrigações laborais e sociais não podem ser contornadas. 
  • Dever de igualdade de tratamento dos trabalhadores migrantes.
  • Para controlar a gestão socialmente responsável, os pontos acima referidos devem ser documentados. 

GOTS é o principal padrão mundial para o algodão orgânico, que inclui não só o cultivo, mas também o processamento adicional de algodão orgânico. Contém os critérios ecológicos e sociais acima referidos, que devem ser cumpridos. A certificação GOTS é emitida por empresas de certificação independentes e monitorizada em auditorias anuais. As empresas de transformação, fabricantes e retalhistas envolvidos são inspecionadas anualmente.

Porque é que a mediven cotton não tem o selo GOTS?

A mediven cotton* contém 27% de algodão orgânico. Para que o produto final possa ter o selo GOTS precisa ser composto por um mínimo de 70% de algodão orgânico certificado. Isto não é viável na medida em que a mediven cotton*, enquanto dispositivo médico, deve primeiro obedecer a outros critérios, como os padrões RAL para meias de compressão médica: de acordo com estes padrões, a meia tem de conter materiais com efeito de compressão, como o elastano (mínimo de 22%), e, no caso da mediven cotton*, poliamida reciclada (c. 51%).

O algodão orgânico é biodegradável?

O algodão orgânico é 100% biodegradável, pois é feito de celulose.  

O algodão orgânico é biodegradável?

O que torna o algodão orgânico tão suave?

A fibra de algodão orgânico natural é notavelmente suave sobre a pele, pois no seu cultivo e produção não são utilizados químicos que possam destruir as fibras de algodão. Por este motivo o algodão orgânico tem fibras maiores - isto afeta a qualidade do tecido, que se torna perceptivelmente mais suave e é mais durável que o algodão convencional.

O algodão orgânico é realmente mais saudável?

Sim, pois o algodão convencional utiliza muitos pesticidas prejudiciais à saúde devido às inúmeras infestações de pragas. Durante o processamento do algodão convencional também são utilizados químicos nocivos. Todos estes químicos consituem um risco para a saúde humana e são prejudiciais ao ambiente.  

Como posso ter a certeza de que o algodão é realmente orgânico? Há algum certificado ou selo de qualidade?

O algodão orgânico que utilizamos no fabrico cumpre 100% dos critérios, o que é comprovado por vários selos e certificados de qualidade. Com o Standard 100 GMO da OEKO-TEX, é verificada a presença de organismos geneticamente modificados (GMO) no algodão orgânico através de testes laboratoriais.

Isto confirma que o nosso algodão é 100% orgânico. 

Também adequado para quem tem alergia ou pele sensível

Duas avaliações dermatológicas especializadas confirmam as propriedades da mediven cotton*: Nos dois testes epicutâneos realizados pelo insituto independente Dermatest®, não ocorreram reações adversas nos utilizadores com alergia ou pele sensível.  

A mediven cotton* teve boa performance em ambos os testes, tendo recebido a classificação mais elevada - "excelente". 

Onde é cultivado o algodão orgânico?

Cerca de 50% do algodão orgânico provém da Índia. A China e o Quirguistão são outros dois grandes produtores. Apenas uma percentagem inferior a 10% tem origem na Turquia. 

Como lavar o algodão orgânico?

Os têxteis compostos por algodão orgânico são fáceis de cuidar: podem ir à máquina de lavar e à máquina de secar. É recomendado utilizar uma temperatura até 40º - se houver possibilidade de lavar à mão, é a forma mais gentil de cuidar da peça. 

Como cuidar das meias de compressão médica. 

 

Observações:

*Uso previsto: mediven cotton
Meias de compressão médica de malha circular utilizadas para a compressão dos membros inferiores, em particular no tratamento de distúrbios do sistema venoso. 

** O algodão utilizado no fabrico da mediven cotton tem certificação GOTS na sua origem.

*** GOTS = Global Organic Textile Standard (www.global-standard.org