Classes de compressão das meias de compressão médica

As meias de compressão médica podem ter diferentes classes de compressão

Classes de compressão das meias de compressão médica

Quantas classes de compressão existem?

Existem quatro classes de compressão, CCL1, CCL2, CCL3 e CCL4. Quanto maior a classe, maior a compressão: esta corresponde à pressão exercida pelo dispositivo de compressão. Cabe ao médico ou profissional de saúde definir qual a compressão indicada para o paciente.

Qual é a classe de compressão certa?

Cabe ao médico ou profissional de sáude definir a classe de compressão adequada a cada paciente. O médico ou profissional de saúde tem em consideração o quadro clínico do paciente, as suas características e preferências individuais: força, mobilidade e outras variáveis são tidas em conta nessa decisão.

dica medi:
No nosso site pode ter uma primeira noção das meias mais adequadas às suas necessidades.

Descubra as nossas meias de compressão

Quanto mais alta a classe de compressão, maior a pressão exercida pelo dispositivo médico

Os dispositivos médicos de compressão dividem-se em quatro classes de compressão. Quanto mais alta a classe de compressão, maior a pressão exercida. A compressão pode ser medida em kPa (kilopascal) ou mmHg (milímetros de mercúrio):

 

CCL 1 a 4

Classe de compressão Pressão em kPa Pressão em mmHg
I 2,4 – 2,8 18–21
II 3,1 – 4,3 23–32
III 4,5 – 6,1 34–46
IV > 6,5 > 49

Confirme com o seu sub-sistema de saúde/seguradora se comparticipa ou não a compra de meias de compressão.

Como é distribuída a compressão ao longo da perna?

A compressão exercida pela meia de compressão médica no tornozelo é a que determina a classe de compressão correspondente. Isto porque é na zona do tornozelo que a pressão exercida pela meia deve ser mais elevada. Para as meias de compressão serem clinicamente eficazes, a pressão deve gradualmente decrescer desde o tornozelo até à coxa.

Como é distribuída a compressão ao longo da perna?

Qual a diferença entre pressão de repouso e pressão de trabalho?

A pressão de repouso é a pressão que é continuamente  exercida pelas meias de compressão durante os momentos de repouso, ou seja, quando não há actividade muscular.
A pressão de trabalho é a pressão exercida pelas meias de compressão durante o movimento – isto é, durante a atividade muscular.

Uma meia feita de um material mais forte tem uma compressão mais alta?

O material não tem qualquer influência na classe de compressão. Isso permite-nos conceber meias de compressão em material mais fino (com maior elasticidade) ou mais robusto (com menor elasticidade) em várias classes de compressão. A pressão de repouso (sem actividade muscular) é sempre a mesma em função da classe de compressão, independentemente do material ser mais fino ou mais robusto.

Já a pressão de trabalho aumenta durante a atividade muscular. Esta sim, depende da resistência e estabilidade do material: quanto mais robusto o material da meia de compressão, menos elasticidade tem e maior será a pressão de trabalho.

Saiba mais sobre as meias de compressão para o tratamento de disturbios venosos ou linfáticos.