Quais os cuidados que devo ter com as meias de compressão?
As meias de compressão médica fazem parte do seu tratamento e da sua vida. Assim, é importante ter os cuidados certos para as manter em bom estado e assegurar a sua eficácia durante seis meses. Após os seis meses de uso diário é recomendada a susbtituição das meias de compressão. Aconselhamos também o uso de produtos delicados para manter a integridade da malha.
Infográfico: Os melhores cuidados para as suas meias de compressão
Com os cuidados adequados as suas meias de compressão mantêm a eficácia por mais tempo. Siga as nossas dicas para o seu cuidado diário.
Com que regularidade devo lavar as minhas meias de compressão?
As meias devem ser lavadas diariamente após o uso. Por um lado, por questões de higiene, para que não acumule maus odores e bactérias na zona do pé. Por outro lado, para assegurar a eficácia das meias: após a lavagem e secagem as meias de compressão retomam a sua elasticidade original e assim também a sua eficácia.
O que devo ter em conta ao lavar as meias de compressão?
Lave as suas meias na máquina separadamente ou com roupa da mesma cor a uma temperatura abaixo dos 40ºC. Escolha um ciclo delicado. Use detergente sem branqueadores ópticos. Nunca utilize amaciador de roupa. Centrifuge num ciclo inferior a 1.200 rotações/min.
Se for lavar as meias manualmente, recomendamos o uso do nosso detergente manual medi clean. Lava gentilmente e mantém a cor das suas meias.
As meias com motivos de cristal devem ser viradas do avesso e colocadas numa rede de lavagem. Após a lavagem, não torça as meias. Se necessário pressione com uma toalha para tirar o excesso de água. Não deixe as meias molhadas sobre toalhas molhadas após a lavagem.
Posso secar as meias de compressão na máquina?
As meias de compressão medi podem ir à máquina de secar. Utilize um ciclo delicado e de baixa temperatura. Pode também deixar as meias secar ao ar, mas sem luz solar direta. Nunca deixe as meias a secar sobre um radiador ou outro tipo de aquecedor.
As luvas de borracha são uma excelente ajuda, não somente para colocar as meias, mas também para proteger a malha e prevenir que esta fique presa numa unha ou anel. Se não usar luvas para calçar as meias é importante que tenha as unhas curtas e bem limadas, que retire aneis e pulseiras. Seja cuidadoso com fechos ou velcros nos sapatos.