Qual a importância de ter medidas precisas para adquirir meias de compressão?
Tanto para as doenças venosas como linfáticas, as meias de compressão médica atuam aplicando pressão sobre os membros inferiores. Por esse motivo devem estar perfeitamente ajustadas à perna, como se fossem uma segunda pele, o que torna a toma de medidas essencial.
Dependendo da anatomia e fisionomia dos membros inferiores, podem ser recomendados tamanhos standard. A anatomia de alguns pacientes pode exigir que seja feito um produto por medida 8produto feito especialmente para determinado paciente).
Em que casos é necessário optar por meias feitas à medida?
O fabrico por medida torna-se necessário nos seguintes casos:
- indicações que obriguem ao uso de malha plana, como normalmente acontece nos casos de linfedemas e lipedemas,
- pessoas com medidas demasiado pequenas ou grandes,
- formatos de perna irregulares (por exemplo em situações em que o tornozelo é porporcionalmente demasiado estreito em relação à barriga da perna, ou demasiado largo),
- quando houver necessidade de aplicar classes de compressão diferentes em cada perna.
Como posso saber qual o tamanho correto e a forma indicada de tirar medidas?
O tamanho das meias de compressão deve ser sempre determinado por especialistas. Os perímetros são medidos manualmente em determinados pontos fixos e comparados com as tabelas de medidas do artigo. O ideal é tirar as medidas pela manhã, quando os membros inferiores ainda não estão inchados/com edema, ou estão o mais descongestionados possível.
Como posso determinar o tamanho correto com a ajuda da tabela de medidas?
As tabelas de medidas encontram-se nas páginas dos artigos, nos "Detalhes".
Estão listados nas tabelas os vários tamanhos e as diferentes alturas. As medidas são tiradas em pontos definidos do membro inferior e depois comparadas com as tabelas.