Como funciona a terapia compressiva?
Na terapia de compressiva é exercida uma pressão externa controlada, com impacto no sistemas vascular e linfático. Essa pressão promove a circulação sanguínea e contraria a retenção de líquidos (edemas). A tratamento com meias de compressão combinada com o exercício físico são a base terapêutica do tratamento de várias doenças - incluíndo doenças do sistemas vascular e linfático.
Porquê fazer terapia compressiva?
A terapia compressiva é usada por exemplo na insuficiência venosa e veias varicosas. O aumento da pressão mecânica sobre as veias promove o retorno do sangue venoso ao coração. As meias de compressão médica podem assim ser usadas para compensar os efeitos das doenças vasculares.
A compressão médica é também a base do tratamento do linfedema e do lipedema nos membros inferiores e superiores. Habitualmente é usada a malha plana de forma a controlar e evitar o agravamento do edema, como por exemplo após drenagem linfática. No caso do lipedema, a compressão começa por ajudar no alívio da dor. A terapia compressiva pode também ser usada na prevenir da trombose venosa.
A terapia compressiva também é usada para reduzir o inchaço/edema após uma cirurgia plástica. Médicos e especialistas no tratamento de feridas também usam a compressão no tratamento de queimaduras e cicatrizes.
A compressão pode também ser usada como medida preventiva em pessoas saudáveis: as pernas parecem mais leves, com maior vitalidade ao longo do dia, sobretudo em pessoas que passam a maior parte do tempo em pé ou sentados. Em viagens, sobretudo em voos longos, pessoas saudáveis também beneficiam do uso de compressão nos membros inferiores, uma vez que o uso de compressão é importante na prevenção da trombose venosa. No desporto, o uso de compressão ajuda a melhorar a performance e a recuperação.
A compressão é também usada na ortopedia, servindo para controlar o inchaço/edema decorrente de entorse ou fraturas.
Como é feita a terapia compressiva?
O tratamento de doenças vasculares ou linfáticas geralmente implica o uso de dispositivos de compressão por determinado período de tempo.
Durante quanto tempo deve ser aplicada a terapia compressiva?
A duração da terapia compressiva é decidida pelo médico ou profissional de saúde, dependendo de cada situação. Por exemplo, pacientes com insuficiência venosa, linfedema ou lipedema, normalmente utilizam diáriamente para o resto da vida, enquanto o viajante saudável pode usar temporáriamente para a prevenção da trombose venosa