Há alguma forma de evitar a transpiração ao usar meias de compressão nos dias quentes?
As meias de compressão medi são respiráveis. A tecnologia Clima Comfort da medi previne o excesso de calor e assegura que a humidade é transportada de dentro para fora da malha, mantendo sempre a pele seca.
Porque é que é tão importante usar meias de compressão durante o tempo quente?
É muito importante manter a terapia compressiva durante o verão. O calor provoca vasodilatação, dificultando o retorno venoso e aumentando a tendência para o aparecimento de edema. Durante o tempo quente os pacientes com insuficiência venosa, linfedema ou lipedema apresentam mais queixas no que diz respeito ao inchaço/edema, à sensação de peso ou mesmo dor nos membros inferiores. Os pacientes com veias varicosas pronunciadas ou que já tenham sofrido uma trombose devem usar as meias consistentemente durante todo o ano.
Mesmo as pessoas sem doenças venosas tendem a sentir as pernas mais pesadas e inchadas durante o verão. Meias de compressão leve estão também disponíveis para que pessoas com pernas saudáveis possam fazer a prevenção de doenças venosas.
O que mais posso fazer pelas minhas pernas no verão?
A ativação muscular é um importante suporte à função das veias no transporte do sangue venoso: a natação e a hidroginástica duplicam esses benefícios. O corpo arrefece e a pressão da água atua como uma meia de compressão. Fazer exercícios na posição sentada durante os dias quentes também favorece o retorno venoso: balançar os pés e desenhar círculos, encolher e esticar os dedos, comprimir e relaxar os músculos da perna, são exercícios simples e bastante eficazes. Se gosta do ar livre, o ciclismo e as caminhadas são muito benéficos.
Lave as pernas com água fria de manhã e à noite, pois o frio promove a vasoconstrição (contração da parede dos vasos sanguíneos), favorecendo o retorno venoso.
Ideal para sandálias e chinelos tem também as meias de compressão com o pé aberto - exceto se contra-indicado pelo médico. Saiba tudo sobre meias de compressão aqui.