O que é uma flebite?
A presença de um coágulo sanguíneo causa a inflamação, ou flebite, da parede do vaso sanguineo onde se encontra. Referida em medicina como tromboflebite, esta inflamação aparece sobretudo nos membros inferiores. A inflamação das veias deve ser tratada pelo médico e pode demorar dias ou mesmo semanas a tratar. Se não for tratada pode originar uma trombose.
Causas e fatores de risco para a inflamação das veias (flebite)
A presença de veias varicosas, surge como um obstaculo à circulação, reduzindo a velcidade a que o sangue circula no sistema venoso, aumentando assim a probabilidade de ocorrência de flebite. A redução da velocidade a que o sangue circula no sistema venoso pode tambem ser precipitada pela limitação da mobilidade (p.e. doentes acamados) ou pelo uso de roupa excessivamente apertada.
Durante a gravidez e no período pós-parto o risco de trombose é muito elevado o que, consequentemente, aumenta tambem o risco de desenvolvimento de flebite.
Outro fator de risco comum para a flebite é a lesão traumática da parede das veias, que pode ser causada por:
- transfusãosanguínea, por exemplo no decorrer de uma cirurgia
- colheita de sangue para análise,
- colocação de um cateter ou
- picada de insetos
A flebite pode também ser o resultado de uma infecção bacteriana. A composição do sangue tem também um papel determinante no aumento da probabilidade de desenvolvimento de uma flebite (p.e. alterações da coagulação, desidratação...)
Reconhecer uma flebite: Sintomas
A flebite é por norma localizada e pode ser bastante dolorosa. Os sintomas incluem:
- Dor
- Edema
- Eritema
- Sensação de peso ou pressão
- Sensação de calor
- Veias endurecidas
Prevenir a flebite
É possível ter papel ativo na prevenção da flebite e de outras doenças venosas ao minimisar os fatores de risco descritos. Deixamos algumas dicas:
- Uso de meias de compressão: Utilize meias de compressão diariamente se tem insuficiência venosa.
- Exercício: Evite estar sentado ou parado de pé por longos períodos e faça exercícios para ativar os músculos das pernas sempre que possível.
- Desporto: Atividades como a natação, caminhada e caminhada nórdica são ótimos para ativar a circulação.
- Beba muita égua: A falta de fluídos torna o sangue mais espesso, o que significa um aumento do risco de desenvolver coágulos.
- Consulte o seu médico: Se tem veias varicosas, trate-as o quanto antes.
- Fatores de risco: Deixe de fumar e evite o consumo de álcool.
Tratamento da flebite
O tratamento da flebite depende da localização e da severidade da inflamação. O médico começará por verificar se a inflamação é no sistema.
A aplicação de frio na zona afetada é um importante aliado na redução da dor. Dependendo da localização e dimensão do coágulo, existem diversos métodos de tratamento. É possível fazer tratamento com anticoagulantes para dissolver o trombo, que pode ainda ser removido cirurgicamente. Em alguns casos basta tratar os sintomas.
Utilizar meias de compressão médica para prevenir a flebite
O uso de meias de compressão médica é o pilar do tratamento e da prevenção da flebite. A sua eficácia é maior quando conjugada com a prática de exercício: A utilização das meias de compressão e a ativação da bomba muscular asseguram o retorno venoso, transportando de forma eficaz o sangue de volta ao coração. Deixa de haver acumulação de sangue nas pernas e os sintomas como dor, edema ou sensação de rigidez diminuem, aumentando assim a qualidade de vida.1
O que acontece se não tratar a flebite?
Jogue pelo seguro: A flebite das veias superficiais quando identificada numa fase inicial é facilmente tratada sem consequências para a saúde. Por outro lado, se não for tratada, pode tornar-se extremamente dolorosa e alastrar para o sistema venoso profundo, transformando-se num condição mais grave, a trombose venosa profunda que, por sua vez, pode dar origem a uma embolia pulmonar.
Qual o médico especialista que devo consultar?
Se tem uma flebite deve consultar um especialista em angiologia e cirurgia vascular o mais rapidamente possível.
Meias de compressão medi
Através do seu material elástico respirável, as meias de compressão médica da medi são extremamente confortáveis de utiliizar quer por homens como mulheres e adaptam-se às características e necessidades individuais de cada paciente. Desfrute da mais avançada tecnologia no tratamento da doença venosa com meias de compressão certificadas. Semelhantes a meias clássicas de homem ou a meias finas de senhora, são um dispositivo médico desenvolvido para favorecer o retorno venoso.
Conselheiro de meias
Quais são as meias de compressão mais adequadas para o tratamento da sua insuficiência venosa?
Dica sobre o produto
A peça de vestuário compressiva ideal
Diagnóstico e tratamento
Informações sobre a terapia venosa
Fontes
1 Rabe E et al. Indications for medical compression stockings in venous and lymphatic disorders: An evidence-based consensus statement. Phlebology 2018;33(3):163-184.