A osteoporose é uma doença comum
A osteoporose é uma das doenças mais comuns que afeta a população em geral. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a perda óssea é uma das doenças mais graves do nosso tempo: na Alemanha, uma em cada quatro mulheres, e um total de 6,3 milhões de pessoas acima dos 50 anos, sofrem de osteoporose. Aí são diagnosticadas cerca de 885 mil pessoas/ano com osteoporose.¹
Osteoporose: prevenção, sintomas e terapia
A osteoporose causa a porosidade dos ossos, o que os torna mais frágeis e mais fáceis de partir. Conheça os sintomas clínicos: Como pode prevenir a osteoporose? Quais são os sinais e sintomas da osteoporose e quais as opções terapêuticas disponíveis.
Sintomas de osteoporoseSequelas da osteoporose: a perda de densidade óssea pode causar fraturas vertebrais
Saiba porque é que os ossos ficam propensos a fraturas na osteoporose. Mesmo um pequeno esforço pode ser o suficiente para causar fraturas ósseas. A maior parte ocorre ao longo da espinha. Conheça os detalhes.
Tudo sobre fraturas vertebraisCorcunda de Dowager na osteoporose: porque é que a coluna se deforma?
A osteoporose pode causar fraturas vertebrais que, se não forem tratadas, podem originar o aparecimento de cifose e perda de altura. O que causa a cifose? O que pode fazer para aliviar a dor crónica? Saiba mais.
Mais sobre cifoseTerapia para osteoporose com as ortóteses Spinomed
As ortóteses posturais Spinomed como parte da terapia para a osteoporose podem contrariar a formação da cifose e desvios decorrentes. Os estudos mostram que as ortóteses Spinomed têm efeito positivo: entre outros, corrigem o centro de gravidade do corpo (que é alterado com a má postura), reduzindo assim a tendência de balançar e o risco de queda. Os pacientes também melhoram a capacidade respiratória e sentem menos dor.² ³
Ortóteses SpinomedProdutos medi para a osteoporose
Osteoposore: diretrizes, estudos e informação para profissionais de saúde
Informação técnica sobre osteoporose.
Fontes
1 Epidemiologie der Osteoporose: Bone Evaluation Study, Deutsches Ärzteblatt 2013,4, 52 ff.
2 Pfeifer M et al. Die Wirkungen einer neu entwickelten Rückenorthese auf Körperhaltung, Rumpfmuskelkraft und Lebensqualität bei Frauen mit postmenopausaler Osteoporose. Eine randomisierte Studie. Am J Phys Med Rehabil 2004;83(3):177-186.
3 Pfeifer M et al. Die Wirkungen von zwei neu entwickelten Rückenorthesen auf Rumpfmuskelkraft, Körperhaltung und Lebensqualität bei Frauen mit postmenopausaler Osteoporose. Eine randomisierte Studie. Am J Phys Med Rehabil 2011;90(5):805-815.