Problemas venosos: quais as causas das varizes
As veias reticulares, as varizes ou as pernas e pés inchados (o chamado edema induzido pela gravidez) são sinais de insuficiencia venosa nas mulheres grávidas. Por vezes, isto pode ser causado pelo aumento de peso e potenciado pela alteração do equilíbrio hormonal do corpo. O exercício físico e o uso de compressão médica são opções adequadas para apoiar o retorno do sangue ao coração.
Trombose: o risco de oclusão dos vasos sanguíneos
A trombose venosa profunda pode desenvolver-se durante a gravidez. Uma trombose é a oclusão parcial ou total de um vaso sanguineo, provocada por um coágulo de sangue (trombo). O motivo para o aumento do risco de trombose durante a gravidez é a alteração da coagulação sanguínea induzida pelo excesso de hormonas em circulação. No final da gravidez, pode também ocorrer uma obstrução mecânica das veias pélvicas - causada pelo peso da criança.
Quando as suas costas doem
Muitas mulheres sofrem de dores nas costas durante a gravidez. Porquê? Por um lado, o centro de gravidade da mulher desloca-se devido ao crescimento da criança e ao peso adicional. Por outro lado, o corpo prepara-se para o parto com a alteração nos níveis de hormonas em circulação: os ligamentos tornam-se mais elásticos. As costas tornam-se menos estáveis e pode surgir a dor.
Os produtos certos para dar respostas às suas queixas durante a gravidez
Está à procura de dispositivos médicos adequados que possam trazer alívio durante e após a gravidez? Dê uma vista de olhos aqui:
Mais informação
A opinião profissional conta
Durante a gravidez, um exame médico regular da futura mãe e do seu bebé é particularmente importante. Se o seu médico irá orienta-la para o tratamento mais adequado durante esta fase da sua vida. Em caso de alterações venosas ou nas coluna, o médico pode prescrever-lhe, se necessário, dispositivos médicos medi. Poderá adquiri-los em lojas da especialidade, como ortopedias e farmácias.